Um grito inesperado

Esta manhã, depois de escrever, decidi visitar um museu. Saí apenas com uma t-shirt e um casaco leve, a temperatura era de 5°C. Os moradores locais, é claro, usavam um casaco!

O museu mais próximo e mais interessante é o Gallerietmuseet. Eu esperava ter a mesma sorte como no ano passado no Museu Nordiska, em Estocolmo, quando eu disse à senhora que eu era um jornalista e pedi para entrar de graça. Ela me deixou e ainda me deu um folheto informativo em Inglês, tudo de graça. Somente o livro era vendido por 250 coroas suecas (cerca de 25 euros). Hoje, seria suficiente eu conseguir uma entrada livre porque a minha bolsa já está pesada. Na entrada do museu, eu perguntei ao atendente se jornalistas poderiam entrar gratuitamente. Ele gentilmente me perguntou se eu tinha um cartão de imprensa. Mostrei-lhe meu cartão de visitas que ele olhou, sem muita atenção, e me deu um adesivo azul: EU ESTAVA DENTRO!

Decidi deixar minha bolsa no vestiário, onde havia um número de armários pagos. Levei meia hora para descobrir – IDIOTA! -, Que o armário estava recebendo euros (moedas de 10 ou 1 euro) e não coroas norueguesas. Meu cérebro estava completamente apagado na frente do símbolo do euro. Fiquei tentando colocar uma coroa. Eu estava  com raiva, reclamando que não havia dado certo. Finalmente coloquei um euro, girei a fechadura, e fechou.

Para minha defesa, quero indicar que eu não era o único a ter problemas com o armário. Duas garotas italianas tiveram o mesmo problema. Quando revelei o segredo, em italiano, eles olharam para mim como se eu fosse o próprio choro da  Virgem Maria.

Como estou para entrar na parte de exposições do museu , mostro meu adesivo azul ao segurança na porta. Ele toma da minha mão e coloca no meu cardigã pressionando de todos os lados para ter certeza de que permaneça, como as mães fazem quando limpam a boca de seus filhos depois deles comeram chocolate. Eu me sinto duplamente idiota!

O museu não é grande, apenas um andar. Ainda assim, uma rápida leitura do folheto introdutório mencionado algumas pinturas interessantes. Olhei para o mapa para planejar a visita.

Fiquei surpreso com as obras do museu: os primeiros quartos são dedicados a artistas escandinavos. Acho o primeiro pintor romântico, Christian Dahl, que retrata as paisagens das montanhas norueguesas. Então me maravilhei por Lucas Cranach. Existem apenas pinturas religiosas naquela sala, a ultima pintura, antes de deixar o salão é “The Golden Age”, apresentando casais fazendo sexo em um jardim do Éden hipotético. A única coisa que me surpreendeu foi a orgia vanguardista em uma sala tão conservadora e religiosa. Outra coisa que me surpreendeu na sala ao lado, onde foram exibidas pinturas italianas foi ver as obras de Orazio Odaleschi e sua FILHA Artemisia! As pinturas datam do período neoclássico e eu estou muito feliz que uma mulher naquele momento podia pintar. Honestamente, em todos os museus que visitei, eu nunca vi obras de artistas do sexo feminino, pelo menos, não qualquer coisa antes do século XX! Interessante descobrir que o artista é italiano!

O trabalho que mais atrai a minha atenção é, certamente, de Titian’s “Danae”. Fico desapontado com De la Croix quando penso que seus quatro microscópicos retratos 10×15 parecem insignificantes em comparação com o tamanho da pintura intitulada “França que lidera as pessoas” no Museu do Louvre.

Continuando com os artistas locais, continuo fascinado pelos pintores que seguiram o movimento artístico de Dahl, como Balke e Fearnley Thomas, mas a única coisa que me faz suspirar é descobrir que este museu tem o famoso “SKRIK”, “O Grito” , por Edvard Munch. Eu estava convencido, antes de tudo, que o artista era holandês e não norueguês, e, portanto, pensei que a pintura foi encontrada em Amsterdã. Certamente, ela não poderia ter sido roubada! Alguns anos atrás, o roubo de “O Grito” havia criado um enorme escândalo e agora eu a encontro bem na minha frente! Perguntei ao guarda se a pintura é a original e também sobre o roubo. Ele me diz que havia sido roubada, mas felizmente foi recuperada. No entanto, há quatro cópias da pintura: um está na minha frente, outra foi vendida a um bilionário anônimo, e os outros dois estão sempre no Museu Munch, em Oslo.

Eu tento imaginar, então, por que todo esse alarde sobre o roubo quando, no final, há quatro cópias. Na verdade, mesmo que uma cópia seja roubada, há sempre as outros 3, certo? O Museu Munch poderia dar uma cópia extra para a National Gallery….! Sem palavras!

Além de “O Grito”, estou impressionado com a sensualidade da pintura da Madonna, que mais se parece com a cantora Madonna a Virgem, e pela pintura de Dagen Dupa, em que uma mulher está em coma, talvez depois de um ressaca. Essa é a minha teoria ignorante. Eu gostava de ver “Morte da Virgem” de Caravaggio, minha pintura favorita.

Outras obras francesas, como as esculturas de bailarinas de Degas, estátua de Rodin “O Pensador”, e algumas obras de Cézanne, Monet e Manet me impressionam. Em seguida, vejo no auto-retrato de Van Gogh o estilo inconfundível de Modigliani. Três a duas obras de Picasso também. Finalmente, a última sala é dedicada a artistas escandinavos como Danish Thorvaldsen, que me faz lembrar a viagem para Copenhague – Among Telemarkt, em cuja pintura dois agricultores estão a colocando uma cerca enquanto fofocam entre eles, observando o horizonte e, finalmente, Andersen, “O mês de junho “, mostrando uma menina segurando e contemplando uma flor dente de leão.

Gosto da liberdade despreocupada e reflexiva da flor que parece se projetar. Parece que ela está pronta para ser surpreendida, para ir espalhar suas sementes. Gosto de pensar que sou como uma dessas sementes e que viaja gratuitamente ao vento.