Lapônia. Adoro fazer compras na loja do dólar

06/07/2012
00:00
dollar storeMeia-noite! Está chovendo muito, e ainda temos Sol. Fredrick foi para a cama, amanhã acordaremos às 5:00 para voltar para Estocolmo. Saímos cedo para ir para Uppsala, antes de retornar à capital. Ele tarda 12 horas para chegar a Estocolmo. Hoje passamos a ponta norte da Suécia, Lapônia!
Fomos de compras a um centro comercial chamado de “loja do dólar”, onde tudo é vendido a preços muito baixos: um paraíso para mim e Fredrick. Se eu tivesse espaço na minha bagagem eu compraría tudo. Fredrick comprou produtos para o lar, coisas triviais como um chapéu de cowboy, papel higiênico, e barras de chocolate. Então, “CUIDADO:” ele passou mais de 70 euros. Eu comprei um creme para o corpo por 2 euros, bandeiras suecas, uma edição especial de Os Anjos de Charlie, dois copos muito legais com muitos nomes de cidades escrito neles: Roma, Oslo, Nova York, Londres, Paris, entre outros. Comprei dois: um para mim e outro para o cara louco que vai me seguir em futuras viagens! Eu também comprei uma bandeja sueca para café. Total = 200 SEK = 20 euros. Não é muito, eu sei que eu deveria economizar, mas um pouco de compras saudável … ME FAZ FELIZ!DSC00219
Assim que saimos da loja vi uma placa escrito:  Lapponia – Lapônia!
Está escrito tanto em sueco como em lapão. As pessoas são muito diferentes dos suecos, na verdade, eles descendem do “indígena” esquimós, Samui, com os olhos ligeiramente puxados e cabelo escuro como breu.
Encontramos a  Lars, um amigo de Fredrick, em um pequeno e confortável restaurante. Estranhamente o restaurante está cheio, porque é o dia nacional da Suécia e todas as pessoas vão ao interior do país, como Lapônia  para descansar ou fazer uma viagem. Eu olho para fora da janela e apesar de junho ainda há um pouco de neve nas pistas de esqui. A temperatura é de cerca de 5-6 º C.
DSC00194Fredrick me emprestou um sweater pesado, com ele estou quente. O restaurante se chama “Hans pa Hornet”, que significa “O Canto Hans ‘.” Assim que entrou Fredrick ficou animado por encontrar PALT no menu. Ele explica que PALT é um prato típico da Lapônia e não pode ser encontrado em Estocolmo. Eu tenho que provar. Sua avó costumava fazer isso há muito tempo atras, quando ele era criança … Marcel Proust!
Palt é uma bola de batata recheada com carne de porco e sangue de rena. Há duas variedades: preto e branco; palt branco não tem sangue de rena. Sentamos com Lars, sua esposa, e sua família. A esposa de Lars me pergunta se gosto de palt, quando eu digo a ela que sim, ela revela o “ingrediente secreto”. Eu olho para ela e digo que já sabia, piscando um olho.DSC00166_600x600_100KB
Na verdade, eu prefiro palt preto, com o sangue, ao invés de branco. Ela fica chocada, ela sabe que os italianos são fiéis a sua comida e comem apenas pratos italianos, raramente se aventuram a provar outros pratos, se o fazem, não fariam, obviamente, provando PALT. Honestamente, eu estou orgulhoso da nossa cozinha e acho que é a melhor em todo o mundo, mas estou aberto a outras cozinhas, DSC00167_600x600_100KBespecialmente quando se trata um prato regional. Com orgulho eu comi Palt como um verdadeiro sueco, com smör que á a manteiga local e LINGONSJLT uma geléia de groselha. Devo admitir que o contraste entre doce e salgado melhora a carne e refresca o paladar. Muito bom! E como um verdadeiro laponês eu bebo leite de rena quente.
Fredrick me olha com orgulho, como se eu fosse seu filho! Tomamos café e voltar para Jörn.

5 Comments Add yours

  1. Salve, quando ho fatto per la prima volta un commento su questo blog ho erroneamente spuntato “notifica nuovi commenti via email”… ora purtroppo ogni volta che viene aggiunto un commento ricevo quattro email con lo stesso commento. C’ un modo per annullare questo servizio? Grazie!

  2. noemi scrive:

    bel servizio, da provare, complimenti per il blog😉 Continuo a seguirvi, aspetto con ansia nuovi aggiornamenti!!

  3. alessandra scrive:

    Grazie all’autore del post, hai detto delle cose davvero giuste. Spero di vedere presto altri post del genere, intanto mi salvo il blog tra i preferiti.

  4. trasloco scrive:

    Blog fatto davvero bene. Se posso permettermi di dare un piccolo consiglio, cercherei di implementare meglio la funzionalit dei feed RSS, dato che per quanto mi riguarda sono una consistente fonte di traffico. Ancora complimenti per il sito.

  5. silvia scrive:

    Blog davvero interessante, peccato non sia ancora disponibile la versione mobile. Almeno io non l’ho trovata, infatti per leggere questo articolo sul mio telefono ci messo mezz’ora. Perlomento era interessante e ben scritto.

Lascia un commento

