Uppsala e o Castelo Rosa

dsc00436_600x600_100kbChegamos às 18:00 enquanto a Catedral de Uppsala estaba fechando! Finjo que não sei e rapidamente entro na catedral até que o zelador vem me dizer que a igreja está se fechando. Antes de sair pego alguns folhetos,  estão em sueco, que é ainda melhor … Assim posso praticar o idioma!

Acho que a Catedral de Uppsala é a maior igreja da Escandinávia e os últimos reis foram coroados aqui, e não na capital. O estilo é gótico, a construção começou em 1273, como foi ordenado pela Igreja Romana. Nunca concluída até 1435, devido a problemas entre a Igreja ea monarquia. Em 1435, o rei tinha afirmado a sua autoridade sobre a religião, deixando de lado o Papa. Logo atrás da igreja é a Universidade. A cidade é famosa pela sua universidade e, de fato, depois de estudar durante seu primeiro ano de Umeå, Fredrick continuou seus estudos aqui! É a primeira universidade construída na Escandinávia, fundada poucos anos após a

DSC00642_600x600_100KB

inauguração da catedral em 1477. Uppsala, na época, foi considerada a cidade mais importante da Escandinávia. Hoje, a Universidade está no top ten das mais prestigiadas universidades da Europa e está entre os top 100 no mundo; Cinquenta Nobel estudaram aqui.

Quando chegamo em frente a faculdade,  Fredrick me mostra os vinte brasões das regiões de Suécia. Tento adivinhar o que podría ser o emblema da região de Västerbotten, a região de Fredrick. Ontem à noite comemos truta arco-íris, um peixe encontrado somente na área de Västerbotten, então, logicamente, apontaram para o brasão três trutas arco-íris … ERRADO! O brasão de armas do Västerbotten tem RENO! Eu tinha descartado o reno porque eu pensei que era o emblema da Lapónia. Fredrick me diz que a truta arco-íris é a região Ǻngermanland, enquanto o brasão da Lapónia mostra não um animal, mas um homem com um clube. Eu pergunto o porquê, mas ele não sabe  a que se deve esta escolha incomum.

DSC00457A Universidade e a Catedral estão separados por um belo jardim com flores roxas. No centro do jardim, se pode ver a primeira evidência da civilização Viking. Embora pareçam pré-histórico, remonta apenas alguns anos depois de Cristo. Na verdade, enquanto a civilização greco-romana construía a Acrópole e muitas cidades, enquanto brilhantes filósofos como Aristóteles, Sócrates e Virgílio, lançavam as bases da nossa filosofia moderna – Suécia ainda estava em um estado primitivo, maioritariamente habitado por pastores. Fredrick chama a minha atenção para o brasão de armas de Gothland que representa uma ovelhas. As outras regiões, de fato, os chamam os “pastores”

Há exatamente três pedras que representam as regiões suecas antigas.

Naquela época, não havia vinte e cinco regiões, apenas três: Götaland,DSC00551_600x600_100KB ocidental, Noordland, do norte, e Svealand, a região sul-leste.

Caminhamos para a cidade e Fredrick mostra “União”, as famosas fraternidades, divididas por região, para distinguir as diferentes confrarias que existem tem um emblema na parte superior de cada casa. A cidade está cheia de charmosas pontes de madeira e casas de pedra contrastam com restaurantes modernos, com paredes de vidro com vista para o rio, o Fyrisån, o rio mais longo na Suécia.

DSC00637_600x600_100KBAntes de regressar a Estocolmo fomos ao Castelo Rosa que falei tanto a respeito a Fredrick, localizado a dez minutos do centro da cidade. Ele foi construído por Gustav Vasa, o homem que se separou da Igreja Católica para se juntar aos protestantes, que fez Suécia uma única nação e que adoptaram a moeda única, a coroa, a qual permanece até hoje como moeda sueca. Isso não é tudo: Vasa também estabeleceu o primeiro banco do mundo, o Banco Central. Fredrick disse que Gustav Vasa era gay, o que explica o castelo cor-de-rosa. Ele é baseado no modelo italiano e foi originalmente uma fortaleza no topo de uma colina, com uma vista maravilhosa. Olhando para o céu, de um lado, notamos que ele está prestes a chuver, enquanto o outro lado tem um arco-íris. Fredrick me diz que o castelo é horrível, por causa da cor rosa, mas eu não me importo, é um rosa pálido e preto como o telhado. Hoje o castelo rosa é o “Museu de Arte”, Museu de Arte Moderna.

DSC00604

 

 

 

 

Eu adoraria ir, mas infelizmente é tarde demais, é o museu está fechado e temos que continuar nossa jornada.

Escrever e falar parece acelerar o tempo! Chegamos a Estocolmo!

 

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...