À descoberta dos tesouros da Finlândia: Fazer!

gnamEntramos em FAZER e olho para ver Charlie, a pobre criança no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Sentamo-nos fora na varanda. Está um pouco frio, mas felizmente existem “cogumelos” para aquecer o ar. Bebo uma xícara de café com uma avelã de chocolate. Enquanto o café me permite recuperar a consciência, descubro a história sobre a vida do “Finlandês Willy Wonka”, aliás Karl Fazer.

A história das tradições de confeitaria de Fazer tem origem no século XIX na Europa, há mais de um século atrás. Naquela época, o melhor chocolate era feito na Suíça, Rússia e França. Devido a isso, Karl Fazer foi para a Suíça aprender os segredos dos mestres da época; fez o mesmo em São Petersburgo, Berlim e Paris. A abertura da fábrica de chocolate franco-russa em Helsínquia, em 1891, foi a realização de seus sonhos.

 

Hoje, Fazer é um criador e criativo de produtos inovadores e de novos conceitos. Na indústria de confeitaria, é a empresa líder na Finlândia e na região do Mar Báltico. Os seus produtos são elaborados em três cidades localizadas na Finlândia: Vantaa, Lappeenranta e Karkkila.fazer2

A Fantástica Fábrica de Chocolate está atualmente em Vantaa e a marca mais importante do chocolate é Fazer Blue chocolate de leite. A sua receita secreta original foi criada em 1922, quando o chocolate de leite foi lançado na famosa caixa azul. Além de chocolate, ele também produz doces. Mais tarde, ele teve a marca Marianne, lançada em 1949. Este produto combina a tradição de confeitaria russa com um sabor francês de hortelã.

O produto mais antigo, foi lançado em 1895 e ainda está no mercado é o doce Pihlaja. O produto começou a ser produzido apenas quatro anos após Karl Fazer abriu a Fábrica de Chocolate. Acredita-se que a receita vem da Rússia e Karl Fazer a trouxe com ele quando voltou para a Finlândia depois de seus anos de estudo.

fazerAntes de deixar a “Fábrica de Chocolate”, eu tirei fotos dos frigoríficos cheios de bolos de chocolate, caixas de chocolates colocados de forma a criar uma árvore de Natal, e às meninas sorridentes que decoram chocolates atrás do balcão. A fim de justificar as fotos, informo-os que sou um jornalista que quer escrever um artigo sobre a Fazer. Assim que ouvem a palavra jornalista, oferecem-me os últimos sabores de chocolate: Licor de Baileys, Margaritta, Mojito … Depois de esta manhã, eu pareço um alcoólatra em vez de um jornalista!

 

Eu sugiro que experimente o “Gourmet Karl Nordic”;.. Que tem o sabor dos frutos nórdicos – (amoras, mirtilos, framboesas e groselhas) com cacau equatorial cultivado… Deve também provar marzipan, nozes, e ainda o clássico e incrível caramelo. Enquanto o chocolate derrete suavemente na boca, eu disse a mim mesmo… Eu amo meu trabalho!

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...