Descobrir os tesouros finlandeses Parte II: Stockmann e Marimeko!

marimekko

 

Ainda desfruto da visão sublime: biscoitos recheados com chocolate e creme de leite, diversos tipos de bolos com redemoinhos na frente dos frigoríficos e eu pareço o lobo Ezequiel procurando avidamente os três porquinhos! Só de olhar para milhões de chocolates alinhados ganhei 15 Kg! Abandono este lugar, com o coração pesado, agitando o guardanapo que continha os chocolates como se estivesse a dizer adeus a minha amante. Fredrick leva-me para Stockmann, um grande centro comercial semelhante as Galerias La Fayette. Fredrick sabia que depois de eu deixar um lugar como a loja de chocolate, a única coisa que pode me poderia animar seria levar-me às compras!DSC00948
A Galeria foi fundada em 1862 pelo alemão Gustav Stockmann, e além de Helsinki, ela também pode ser encontrada nas principais cidades da Finlândia, como Oulu para Turku, em centros comerciais como o Jumbo em Vantaa e outros países bálticos, como a Letónia, a Estónia e Rússia. Stockmann não é apenas um lugar para fazer compras, mas estabeleceu-me como a marca finlandesa por excelência. Os seus produtos são mais caros do que a média, mas, na verdade, a melhor classe e fino acabamento são encontrados aqui.
Localizado no cruzamento Mannerheimintie e Aleksanterinkatu, encontra-se no coração de Helsínquia. Foi concluída em 1930 e é atualmente a maior loja de departamento nos países nórdicos. As escadas rolantes em Stockmann foram as primeiras na Finlândia, o logotipo da Stockmann, a forma da letra “S”, abrange todas as escadas rolantes. É um edifício enorme, com sete andares de lojas, contendo todos os tipos de artigos de alta classe e bares, incluindo as marcas nacionais omnipresentes de Marimekko, Iittala e Arábia.
dsc00939Ele também tem um túnel subterrâneo que liga o edifício Kirjatalo (projetado por Alvar Aalto), onde se encontra Akateeminen Kirjakauppa, a maior biblioteca na Finlândia. O outro lado do túnel liga o centro comercial Stockmann Fórum. Stockmann é definitivamente um dos destinos favoritos dos turistas. Na verdade, o quinto andar é dedicado a lembranças, incluindo chapéus, bandeiras finlandesas, renas, e livros sobre a Finlândia. À medida que subimos até ao terceiro andar, encontramos as coisas para a casa, e é onde Marimekko, uma marca famosa da Finlândia pode ser encontrada. Markus, o amigo Fredrick que eu conheci no jantar, tem a sua casa toda assinada “Marimekko”, e ainda diz que é acessível!
Marimekko, uma empresa finlandesa, foi fundada em 1951 por Armi Ratia e Viljo e teve seu auge nos anos 60 e 70, graças às cores brilhantes e estilos simples. Após o falhanlço do projeto da fábrica de oleado esta foi convertida em uma fábrica de vestuário, Armi pediu a alguns amigos artistas para aplicar seus projetos gráficos para produtos têxteis. A fim de helsinki marimekkomostrar como o tecido pode ser usado, a empresa também foi concebeu e vendeu uma linha de vestidos simples. Após a detecção rápida da moda como arte e industrial, Marimekko, graças ao designer Timo Sarpaneva, criou uma linha para ser introduzida em um desfile de moda na Trienal de Milão em 1957. Embora o show tenha sido cancelado num curto prazo as roupas acabaram sendo exibidas no Rinascente nas proximidades, uma loja de departamento de luxo, na loja gerida por Giorgio Armani. Foi por isso que Marimekko se tornou a marca líder na Finlândia. Depois da Itália, Marimekko foi introduzido nos Estados Unidos pelo arquiteto Benjamin C. Thompson. Jacqueline Kennedy comprou oito Marimekko vestidos que ela iria usar durante a campanha presidencial de 1960 nos Estados Unidos. Atualmente você pode encontrar lojas localizadas nos Estados Unidos, em Nova York, em Cambridge, Massachusetts; Oxford, Mississippi, Miami, Florida e em Vancouver, British Columbia. Em setembro de 2011, foram 84 lojas em todo o mundo. Apesar do preço caro, é uma obrigação para os finlandeses e toda a gente tem o seu nome em algum lugar em sua casa, juntamente com os itens da marca littala e vidros de Murano, nenhum deles de forma algum baratos!
Iittala foi fundada em 1881 por um sueco chamado Petrus Magnus Abrahamsson. Devido à falta de vidreiros qualificados da Finlândia, a força de trabalho era originalmente da Suécia. DSC00954Um dos produtos de interesse incluem um vaso Aalto Alvar, o que é dito para imitar a costa finlandesa. Aino Aalto criou o vidro moderno com a sua linha exclusiva de óculos, que ainda estão em produção hoje. Outros artistas têm feito parte da Iittala, apresentando suas visões únicas para a estética do vidro escandinavo. Tapio Wirkkala, Timo Sarpaneva e Oiva Toikka eram todos parte de iittala, sendo um dos precursores no mundo do design moderno. Hoje iittala continuam a criar vidro tão atraente quanto é funcional. A marca inclui uma grande variedade de objectos de vidro, cerâmica e obras de arte que continuam a empurrar os limites em nome de talento. Na minha opinião os finlandeses são ou estão tão podres de ricos que o preço não significa nada, ou você está com um perdulário!

 

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...