Helsinki: Tradição, Tecnologia e História!

helsinki station

Helsinki é conhecida como uma “Nokialand”, impossível esquecer! Assim que saímos de Stockmann fomos “recebidos” por uma loja da Nokia. Sabiam que o nome “Nokia” vem de um rio da Finlândia? Em 1865, o engenheiro Knut Fredrik Idestam criou uma serraria cujas instalações facilitaram a exploração da madeira e celulose na região do rio. Já no fim do século, a empresa possuía uma usina elétrica.

No começo do século XX, uma empresa líder da indústria de calçados de borracha foi atraída pela energia produzida pelo rio. A Companhia Finlandesa de Borracha fixou-se na região e passou usar o nome Nokia como sua marca registrada. Pouco depois do fim da Primeira Guerra, a Sociedade Finlandesa da Borracha (que foi a principal provedora de botas para o exército finlandês) comprou a usina pra exploração de madeira e em 1922, as duas empresas formaram uma holding junto à principal indústria de cabos para telefones e telégrafos da época. Em 1967, ao se fundirem, formam a Nokia.

DSC01057Quando chegamos à estação de trem, dois gigantes fortes, que estavam segurando um globo, nos cumprimentaram. Os dois se pareciam com estátuas egípcias de papel marchê da casa de Fredrick.

Fiquei curioso com o número de linhas de metrô que operam lá. Por ser uma cidade pequena há apenas uma linha que se dividiu em duas em 2008 e um bonde que percorre a cidade, contudo, dizem que o transporte na Finlândia é um dos mais caros da Europa e que cobra a mesma tarifa do metrô de Paris, sendo que este possui 14 linhas.

Voltamos para Fazer, mas desta vez só prestei atenção numa catedral branca na Praça do Senado chamada “Tuomiokirkko”. Erguida em homenagem ao Grande Duque da Finlândia, Nicholas I, a catedral na verdade chama-se “Igreja de São Nicholas”.

Seu projeto é formado por um cruz grega e por uma cúpula verde e larga composta por quatro cúpulas menores nos lados. A planta foi desenhada por Carl Ludvig Engel (que também projetou a Igreja Ortodoxa da Santíssima Trindade) e a intenção foi criar um clima neoclássico na Praça do Senado através da estrutura arquitetônica do templo. A Catedral de Helsinki foi entregue em 1852.

DSC01065_600x600_100KBEm todos os anos, de 13 a 17 de dezembro, há a celebração da coroação de Santa Lúcia (Lucy-Neito) que é representada por uma garota diferente a cada ano e que deve ser loira (por ser o símbolo da luz). Mais tarde, Santa Lúcia é carregada durante uma procissão em uma carruagem por Alexanderinkatu, a principal via de Helsinki. Infelizmente estava acontecendo uma cerimônia de casamento quando estive lá e só pude espiar um pouco a coroação depois da festa ter acabado. Entretanto, Fredrick me assegurou que, de fato, é muito mais interessante assistir a tudo do lado de fora.

O interior do templo é branco e descoberto, sendo que a catedral foi erguida nos moldes do Panteão, com colunas dóricas e uma vasta cúpula. De acordo com os cânones do Neoclassicismo, o branco que se vê fora do templo é o mesmo que se vê dentro, sem muita pompa.

Existem alguns prédios no estilo art nouveau (que os finlandeses chamam de ” Jungenstil”) como o Museu Nacional.DSC01114

Tiramos um tempo para uma pausa e sentamos nos degraus da catedral pois estava acontecendo um concerto na praça, que encheu o local e provavelmente deveria ser do cantor mais famoso da Finlândia. Ele cantava em finlandês e no meio das palmas, as pessoas cantavam junto, fazendo com que eu me sentisse em uma apresentação do Eurovision. Ficamos até o fim do show e depois fomos a uma loja de presentes onde havia uma rena com um trenó e duas imagens a serem preenchidas com a cabeça. Escolhi uma mulher finlandesa e as pessoas olhavam pra mim e começavam a rir!! Mas, por que eles estavam rindo?

Chegamos à Esplanada, uma praça com uma fonte onde havia uma sereia e elefantes-marinhos nos cantos: esse é o símbolo de Helsinki, a estátua de bronze “dell’Havis Amanda”. A figura feminina emerge da água cercada de peixes e leões-marinhos empoleirados na fonte. Isso simboliza o renascimento da capital finlandesa.

Essa escultura foi criada por Ville em Paris e foi montada em Vallgren Kauppatori em 1908, criando polêmica entre grupos feministas da Finlândia que viam a obra como um ultraje à dignidade das mulheres por expor uma mulher nua no centro da praça. Essa estátua é a protagonista de um dos mais populares feriados no país, o Vappu, celebrado entre 30 de abril e 1º de maio. O Vappu nada mais é do que o Dia do Trabalho que também marca as festividades dos estudantes por causa do fim das aulas. Em Helsinki, alguns estudantes são selecionados para darem início a um ritual, como lavar a estátua dell’Havis Amanda e coroá-la com o “lakki”, um típico chapéu branco com viseira preta.

Eu também já li que de acordo com uma lenda, se os homens lavarem seus rostos com a água da fonte de dell’Havis Amanda aumentarão sua masculinidade. Para mim seria bom, assim me recuperaria do cansaço da viagem. Me imagino acordando no dia seguinte com uma voz grossa e forte o suficiente pra levantar o martelo de Thor com minhas mãos!

Retornamos ao porto e Fredrick começa a se sentir cansado (acho que ele está ficando velho). São 4 da tarde e ainda temos um tempinho, então propus que fizéssemos uma última parada antes de subirmos a bordo. Entramos num mercado coberto, chamado Vanha Kauppahalli em finlandês, e mesmo que nosso guia sueco estivesse se cansando, ele nos explicou sobre os produtos típicos de lá, como o queijo e a miríade de peixes que praticamente eu desconhecia. Havia também uma multidão de diferentes tipos de salmões. Apesar dos itens tradicionais, quiosques vendiam comida japonesa, gyros gregos, produtos da Itália e sem contar os kebabs, que não são exatamente como os turcos. Na verdade, a carne é de rena!!!

Depois ficamos, por um breve momento, admirando a embarcação antes de subir a bordo.

Translated by Lucas Faust

 

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...