Jantar italiano em Estocolmo

italian dinnerUmas poucas linhas antes de ir dormir: Um jantar incrivel!

Markus chegou a tempo, como um relógio suiço. O encontro era às 20:30h e às 20:28 já estava ao lado da porta. Robin, por sorte mais “romano”, chegou às 21:00h a pesar de estar do outro lado do edifício. Nesse momento os “suppli” estavam quentes.

As torradas eu fiz um pouco a minha maneira, normalmente é so a base de tomate, acrescentei manjericão e mussarela fresca e quando entrou em contato com o pão quente, se derreteu um pouco, dando essa sensação picante. Por outra parte o tomate vermelho, o queijo mussarela branco e o manjericão verde, são o correto tema da janta. Meus pequenos detalhes estéticos que fazem a diferença na mesa.

Enquanto os garotos provam o aperitivo, coloquei o macarrão na água, para que assim que acabassem, pudesse levar imediatamente a mesa. Pequeno obistáculo:  Inhoque! Me esquci de colocar a farinha e se grudaram uns aos outros, o que estava me pegando aos dedos, parecia um yo-yo. Enquanto coloquei na panela para cozinhas os inhoque os garotos me olhavam com curiosidade. Fredrick me perguntou se queria algo de ajuda, me olhando com uma expresão de dor, estava uma confusão o que eu fazia na cozinha, entre a farinha e a massa pegajosa de inhoque.DSC01205_600x600_100KB

Assim que boiram, os tirei como peixer coloridos em uma feira. Ao principio meus amigos estavam um pouco vacilantes, e se tenho que ser sincero, eu também. Era a primeira vez que eu havia feito, mas quando coloquei a comida na mesa, que além da estética, onde as vezes se encontravam uma população de 4 ou 5 inhoques pregados e as vezes pedaços microscópicos, o resultado foi delicioso.

O “Supplí, quando levei para a mesa estava quentes. Se pareciam mais a “arancine” (também bolas de arroz mais grandes), de fato, sua aparência é como a de bombas a ponto de estourar. Havia preparado apenas uma dezena, porque sabia que os suecos não são como os italianos, de fato, já depois das bolas fervidas, estavam cheios. Em verdade, as bombas de arroz deveriam ser quase vinte e seriam suficientes para os italianos (quatro italianos me refiro), assim que coloquei o que sobrou em um recipiente e congelei. Fredrick estava explicando como cozinhar-los, para poder fazer outro dia. Recordará este dia inesquecivel… com toda essa confusão, em realidade nunca se esquecerá.

DSC01207_600x600_100KBTeria sido uma tristeza, porque para o prato final que foi tiramisú e não queria desculpas para não comer. A pesar de estar cheios, ao ver o tiramisú, forão capazes de encontrar um espaço no estômago. Como de costume, eu cozinho em quantidades industriais e fiz tiramisú não só para a janta, preparei duas taças para amanhã, para mim e Fredrick e uma bandeija cheia para Kiki e Inger, como tinha prometido.

Em verdade, eu disse que ia deixar dos pedaços, não todo o tiramisú, mas isso são os detalhes. Os antigos romanos disserão: “MELIUS ABUNDARE QUAM DEFICERE” que se pode traduzir em ” Melhor sobrar que faltar”.

A mesma teoria apliquei para o tiramisú que fiz para o jantar, apesar de que eramos 4, fiz tiramisú para 8 pessoas. Sempre se deve calcular, por se alguem deseja repetir. De fato, calculei bem, porque no final so sobrou um pequeno pedaço. Markus, que disse estar de dieta, não fala muito, mas tenho que dizer que ele repetiu todos os pratos, acho que ele gostou. Robin ao contrário expresou com seu próprio MMMMHHHH que era igual o da propaganda do sorvete Sammontana, ele definitivamente comparou o tiramisú com um orgasmo. OMG!

Durante o jantar, os rapazes tinham curiosidade sobre o que os italianos pensavam a respeito do novo governo e do poder da religião, que está em Roma e em Italia.

Falamos da crise econômica em Italia, e como, apesar de que Suecia ser uma das nações com menos dívidas, se negou a ajudar a os noruegos na busca de petróleo. Agora Noruega, graças ao petróleo é um dos paises europeos mais ricos. Enquanto o Vaticano, em Roma, disse que a pesar do Tratado de Letrán, todavia tem o poder para nivelar os valores morais como o aborto, as uniões civis entre homossexuais e investigações com celulas mãe. Os suecos em vez votaram por um bom poder legislativo e as religiões no tempo de Gustav Vasa, e o surgimento do anglicanismo.

No final da conversa Robin diz que é um jantar e não deveriamos falar de política, religião nem dinheiro… e sem querer falamos das três coisas… Ooops!

Translated by Ton Rocha

Lascia un commento

